Guia WWF para consumo de pescado ‘Histórias por detrás do seu prato’ e 10 receitas sustentáveis de 10 chefs europeus


Conheça o Guia WWF para consumo de pescado ‘Histórias por detrás do seu prato’.
"Este lançamento responde ao problema da sobre-exploração dos recursos marinhos e dos impactos e consequências das opções de consumo de pescado para as pessoas e para a natureza." diz Angela Morgado da WWF.
‘A WWF através deste guia alerta para a diferença que os consumidores europeus podem fazer com uma escolha responsável de peixe e marisco, ajudando a repor os níveis equilibrados nos ecossistemas e a proteger os oceanos’, afirma.
Segundo dados da WWF, em termos globais, cada um de nós consome uma média de 20kg de pescado por ano, quase o dobro de há 50 anos atrás; 93% dos estoques de peixe no Mediterrâneo estão sobre-explorados e 31% dos estoques globais estão sobre-explorados. O problema é mais relevante ainda se considerarmos que 800 milhões de pessoas dependem do peixe como uma fonte essencial de proteínas.
A União Europeia é o principal importador mundial de pescado e mais de metade é importado de países asiáticos, africanos e outros em desenvolvimento, onde muitas comunidades locais dependem da pesca para sobreviver.
Este Guia vem ajudar a encontrar soluções para a forma como estamos a consumir o pescado, recomendando aos consumidores mais atenção no momento da escolha e da compra destes produtos.
O guia para consumo de pescado da WWF apresenta três recomendações simples para um consumo sustentável de pescado (ter atenção ao tamanho mínimo legal dos peixes, variar a dieta de peixe e verificar os rótulos, optando por produtos com selos que confirmam a sustentabilidade da pescaria e o respeito pelo meio ambiente, como o MSC e o ASC – para a pesca selvagem e aquacultura, respetivamente).
Ao mesmo tempo oferece 10 receitas de 10 chefs europeus que apoiam o guia da WWF. A receita que representa Portugal no guia é da autoria do Chef Vitor Sobral – Bacalhau confitado com tomate seco e alperces.
O guia apresenta ainda um sistema de cor simples (azul para produtos certificados, verde para boa opção, amarelo para pense duas vezes e vermelho para pescado a evitar) para uma lista de 15 espécies marinhas mais consumidas em Portugal (Atum Patudo, Atum Bonito, Pescada, Bacalhau, Salmão, Dourada, Carapau, Camarão de Moçambique, Sardinha, Robalo, Polvo, Cavala, Amêijoa-Boa, Berbigão e Mexilhão), permitindo ao consumidor perceber em que estado se encontram estas espécies e fazer a opção de consumo mais responsável.
Na versão online – http://guiapescado.wwf.pt – a lista é mais alargada e será atualizada com novas espécies e novas informações sobre o seu estado. Esta versão tem ainda a vantagem de poder ser usada sem ser descarregada.
A versão impressa pode ser baixada em uma versão em PDF que se encontra no site wwf.pt e fishforward.eu .
Fonte: WWF Portugal

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top