Como ter uma casa em container em seis etapas.


Como ter uma casa em container em seis etapas de contratação do serviço, explicado por uma especialista nesse tipo de construção. Segundo ela, o processo de conclusão da obra leva de 60 a 90 dias dependendo do projeto arquitetônico

As construções em container têm se tornado uma alternativa mais econômica e sustentável de obra comparado com a alvenaria, dependendo do caso. Tendência na Europa e no Japão, o modelo de edificação chegou ao Brasil no início dos anos 2000, no mesmo período quando arquitetos e engenheiros na Inglaterra decidiram adaptar o material para projetos residenciais.

A durabilidade pode alcançar até 90 anos com as manutenções básicas.

Para se ter uma casa ou comércio em container, é necessários passar por seis etapas. Todo o processo pode levar de 60 a 90 dias, dependendo do projeto arquitetônico. A rapidez na entrega da obra é uma das vantagens de uma construção com esse perfil.


Como ter uma casa em container em seis etapas:

1. Visita ao terreno
A primeira etapa para uma obra em container é a visita ao terreno em que o material será instalado. Com isso, será analisado o perfil do terreno e do seu entorno para o desenvolvimento do projeto e determinar qual será a logística do descarregamento para a colocação dos containers no local de montagem final.  

2. Programa de necessidades
Neste segundo passo, o cliente fornece as documentações do terreno, como escritura, matrícula, ficha informativa, IPTU, comprovante de endereço e documentos do proprietário. Também é o momento de entender qual é a ideia de investimento da obra e as necessidades em relação ao projeto.

Se for uma residência, quantidade de quartos e banheiros, dimensão dos cômodos e área final imaginada. No caso de um comércio, quais são as áreas comuns necessárias e a metragem.

“Claro que ao definir a metragem total para analisarmos a quantia de containers que formarão a edificação, sempre precisaremos analisar em paralelo a legislação de recuos, área máxima de construção permitida no devido terreno e valor aproximado de investimento para o cliente”, explica a especialista em construções em container, Tuani de Miranda. 



3. Projeto arquitetônico
Nesta fase, arquiteto e cliente analisam o programa de necessidades e são colocadas as ideias arquitetônicas na obra. Neste processo, é verificado o Código de Obras da cidade, que estabelece o que é permitido construir na região, e o norte do Sol. “Após a aprovação do projeto pelo cliente, entramos com o pedido de aprovação na Prefeitura e aguardamos ficar pronto. Depois da retirada do Protocolo aprovado podemos dar início à etapa seguinte”, detalha Tuani de Miranda.

4. Orçamento da obra
Todos os itens de mão de obra e materiais que serão utilizados são descritos e separados por etapa de execução. O cliente avalia se está de acordo com cada valor para na sequência iniciar a construção. É possível começar a obra com um orçamento de R$ 25 mil ou um custo de R$ 1.300 o m².  

5. Execução da obra
Com o orçamento aprovado, é feita a compra dos materiais e a contratação da mão de obra, tudo mediante pagamento de cada etapa da construção. As etapas de execução da obra são serralheria, drywall, esquadrias, elétrica, hidráulica e pintura.  

6. Montagem final

Ao concluir a montagem dos módulos de container, cada estrutura é levada separadamente ao terreno, que já deve estar com as bases de fundação instaladas, para a montagem e retoques finais.


Fonte: SutentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top